Dicas para deixar o lavabo mais bonito

O lavabo é um ambiente que vem ganhando destaque nos projetos residenciais. Se você tem um lavabo em casa e gostaria de deixá-lo mais charmoso, confira dicas das arquitetas Anna Clara Campestrini, Diana Castro e da professora do curso de Design de Interiores Damares Luiza Carvalho.

Composição do lavabo

Segundo as especialistas, o principal do lavabo deve ser o toque especial do proprietário, ou seja, esse espacinho deve imprimir a personalidade do morador. “Um bom lavabo deve imprimir a personalidade dos donos da casa. Isso porque é um dos ambientes utilizados por visitantes, logo, deve passar o gosto pessoal de quem mora naquela residência. Ele pode ser despojado ou sofisticado, ter detalhes inusitados ou ser clean. As possibilidades de harmonização deste ambiente são variadas”, afirma Anna Clara.

Além dos itens sanitários e de revestimentos próprios, os espelhos e uma vegetação bem trabalhada são sempre bem-vindos na composição do espaço. “São espaços que podem ser trabalhados com a cara do morador, com cores vibrantes para pessoas mais despojadas e cores neutras para os mais tradicionais. A vegetação também ajuda na composição e jardins verticais são uma ótima opção para espaços reduzidos. A vegetação no chão abaixo da bancada com iluminação indireta também dá um toque de sofisticação”, conta Damares.

Para o espaço ficar mais charmoso, é essencial fazer uma boa escolha de materiais e adornos que o cercam. “O interessante do lavabo é que podemos fazer uma mistura de materiais que se completam e a iluminação dá o toque final no projeto”, acrescenta Diana.

Como criar sensação de amplitude

Como o lavabo é um local muito pequeno, existem alguns truques para criar a sensação de amplitude. “Sugiro colocar uma parede inteira de espelho, já que é uma boa ferramenta para transmitir a sensação de ampliação”, diz Diana.

De acordo com Anna Clara, o design deste ambiente pode contar com elementos de aplicação especiais nas superfícies das paredes, como revestimentos de pedras naturais, porcelanatos em pequenos formatos, mosaicos ou papéis de parede. “Hoje, os projetos para as bancadas de lavatórios com cubas esculpidas ou diferenciadas, fazem parte da decoração destes espaços. Os acessórios como os metais, toalheiros, papeleiras e lixeiras ganham design e materiais contemporâneos. A iluminação deve valorizar os detalhes, podendo ser somente do tipo direcionada e indireta”, ensina a especialista.

Dicas para deixar o lavabo mais charmoso

- Organize: as toalhas devem estar bem dobradas e bem dispostas;
- Evite pequenos enfeites e aposte nos acessórios de uso do lavabo, como torneiras, saboneteiras e toalheiros, para decorar;
- Tente evitar muitos elementos neste espaço, utilize principalmente o vaso sanitário e a bancada com lavatório para compô-lo;
- Lembre-se que este é um ambiente com pontos hidráulicos, logo os pontos úmidos devem ser observados quando os revestimentos das paredes forem escolhidos;
- Pastilhas de vidro são muito utilizadas e dão uma ótima aparência;
- Papéis de parede podem ser utilizados, mas com cautela, pois áreas molhadas, mesmo que pequenas, precisam de atenção;
- Adesivos podem dar uma temática para o espaço e podem ajudar a criar uma identidade para o local;
- Nas bancadas, é interessante escolher madeira de demolição, móveis antigos ou uma bancada de silestone (tipo de rocha industrializada);
- Na iluminação, a dica é usar um pendente em cima da bancada e sempre luz amarela;
- Você pode incluir sachês com essências agradáveis e suaves para dar o toque final.













Você já comprou sua casa em praia grande? Compre conosco 13 3324 2255

0 comentários, envie seu comentário:

Envie seu comentário: