Correspondente Imobiliário

Com o intuito de facilitar as transações para conseguir financiamento de imóveis, desde 2006 a Caixa Econômica Federal conta com o projeto de correspondente imobiliário Caixa. O serviço possibilita que imobiliárias, corretores de imóveis ou mesmo terceiros que sejam pessoa jurídica se tornem correspondentes e realizem alguns serviços para agilizar os pedidos de financiamento imobiliário. Em 2009, com a automatização de alguns correspondentes, o trabalho se tornou ainda mais prático.

Em Rio Preto, 35 imobiliárias são credenciadas ao serviço, o que representa 10% do total de imobiliárias da cidade. Todas têm identificação nas fachadas, com a logomarca da Caixa. O serviço, que só é disponível para a aquisição de imóveis por pessoas físicas e que não engloba financiamentos por parte do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, garante então mais agilidade nos pedidos de financiamentos imobiliários, já que o correspondente tem acesso ao sistema corporativo da Caixa, podendo realizar todo o trabalho inicial do pedido, como o levantamento dos documentos necessários para a solicitação, a entrevista necessária para garantir que não há nenhuma irregularidade com o pretendente e a entrega de tudo que é necessário de acordo com o tipo de financiamento solicitado à Caixa.

De acordo com Matheus Neves Sinibaldi, gerente regional de canais e atendimento da Caixa, o trabalho dos correspondentes contribuiu para uma melhor distribuição das atividades dentro das agências, já que os funcionários possuem mais tempo para se dedicarem a outras áreas. “Isso abre o leque de atendimentos para os clientes e evita que eles passem algum tempo esperando dentro das agências”, disse. Com o trabalho realizado pelos correspondentes, o cliente só precisa ir até a agência para finalizar a concessão.

“O sistema de correspondentes tornou o processo mais ágil, já que diminuiu o número de pessoas a serem atendidas pelas agências dos bancos”, contou o técnico em assuntos imobiliários Luís Ferreira. A opinião é compartilhada pelo diretor regional do Sindicato da Habitação (Secovi) Joaquim Ribeiro. “O sistema facilita, já que nos dá acesso direto às informações e torna o processo mais rápido, tanto para as imobiliárias quanto para quem tem a intenção de fazer um financiamento”.

A decisão para a criação do serviço foi tomada, segundo Flávio Prando, vice-presidente de habitação econômica do Secovi-SP, pela própria Caixa diante do crescimento considerável do mercado imobiliário recentemente. “Em face ao crescimento do crédito imobiliário, seria impraticável para a Caixa manter todo o processo centralizado, então eles meio que ‘terceirizaram’”.

Atenção ao comprador é o grande diferencial

Outra vantagem do serviço é o auxílio que o pretendente consegue por parte dos correspondentes. De acordo com o vice-presidente de habitação, este processo possibilita ao correspondente assessorar o comprador e dar dicas que poderão leva-lo a conseguir o melhor acordo possível. “O objetivo também é prestar assessoria diretamente àquelas pessoas que pretendem fazer um financiamento e com isso otimizar a chance daquela pessoa de não só obter o crédito, como também de conseguir o maior valor possível”, afirmou Prando.

Para o tradutor César Henrique Faria, de 31 anos, o serviço foi fundamental na hora de conseguir comprar seu imóvel. Faria, que vai se casar em março, garante que o serviço é de grande ajuda principalmente pela facilidade que proporciona. “Para nós, foi fundamental. Sem o serviço seria muito complicado, principalmente por não termos tanto tempo livre para ficar indo ao banco e correndo atrás de documentos. Além disso, para quem nunca teve qualquer contato com este tipo de processo, é uma grande ajuda”, contou.

Atualmente, o serviço pode ser feito de maneira automatizada ou manual. “No modo automatizado, o correspondente tem acesso ao sistema da Caixa e consegue inserir direto lá todos os dados do cliente que pretende conseguir o financiamento. Já no serviço manual, o correspondente precisa levar todos os documentos necessários até uma agência”, conta o técnico em assuntos imobiliários. No entanto, de acordo com Ferreira, futuramente será 100% automatizado.

Imobiliárias têm controle

As vantagens do serviço da Caixa também existem para os correspondentes, garante Prando. “Para as imobiliárias é bom, já que elas deixam de depender do cliente para acelerar o processo e elas passam a ter o controle. Além disso, há uma remuneração pelo serviço”. Entretanto, de acordo com Ferreira, a remuneração depende de alguns fatores. “A Caixa só faz o reembolso depois da assinatura do contrato e em casos de clientes com renda informal, não há o pagamento”, afirma.

Segundo o delegado da sub-regional do Creci de Rio Preto Paulo de Tarso Marques, é importante que os pretendentes saibam que o processo, depois e entregue para o banco, não depende mais dos correspondentes. “Algumas imobiliárias relutam em ser correspondentes por causa da cobrança gerada por parte dos compradores. É necessário que eles saibam que o serviço, depois que enviado para a Caixa, não depende mais da imobiliária”, afirma.

COMO FUNCIONA:

Imobiliárias, corretores de imóveis e pessoas jurídicas fazem a solicitação dos documentos necessários para o financiamento, a avaliação do cliente e a aprovação do crédito junto à Caixa Econômica Federal

Há dois sistemas:

Automatizado
:: O correspondente insere as informações direto no sistema

Manual
:: O correspondente recolhe os documentos e faz o intermédio entre cliente e banco, levantando documentos e fazendo os trâmites necessários







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