Dicas de segurança domicialiar

A criminalidade nas grandes cidades (e até mesmo nas pequenas) é fator constante e crescente. Vivemos a insegurança de sair as ruas, andar de carro, sair a noite, ir ao banco… Infelizmente somos reféns de ladrões e criminosos de todos os tipos.
Cabe ao poder público tomar iniciativas de combate ao crime e, principalmente, investimentos reais e massivos em educação e cultura, para que um dia, esse cenário de insegurança seja somente passado. Uma pesquisa do IBGE de 2009 aponta que 47,2% das pessoas não se sentem seguras na cidade em que moram.Nossas casas e apartamentos são nosso lugar de privacidade, de descanso do stress e insegurança das ruas. Ninguém quer que seu lar, seu cantinho de repouso, seja vítima de assaltos e da insegurança que toma conta da vida moderna. Manter nossas casas afastadas e protegidas de assaltantes pode ser possível com simples cuidados tomados no dia a dia. A seguir, confira algumas dicas de segurança residencial para proteger seu imóvel.

Instale um sistema de segurança.

A empresa especializada em segurança domiciliar, Friedland, do Reino Unido, fez uma pesquisa entre assaltantes de domicílios. 80% deles afirmaram que um simples dispositivo de alarme na casa assaltada já seria o suficiente para fazê-los desistir do roubo.
Instale um sistema de segurança em sua residência e, além de afastar assaltantes e pessoas má intecionadas, também possibilitar vigiar tudo o que acontece em sua propriedade.
Existe ainda, um sistema de segurança, no qual você poderá monitorar tudo o que acontece em sua residência ou comércio. Mesmo você estando em outro país, é possível saber tudo o que acontece em seu imóvel aqui no Brasil, através da internet.

Converse com seu vizinho.

Muitas vezes não sabemos nem o nome da pessoa que mora ao nosso lado. Uma boa relação com os vizinhos pode ser fundamental para evitar assaltos. Quando for sair e a casa ficar sozinha, contar com a ajuda de seu vizinho para vigiar qualquer movimento suspeito, ou avisar caso aconteça alguma coisa é de extrema importância.

Não abra a porta para funcionários sem identificação.

Quando receber visita de carteiro, agente da prefeitura ou da companhia de água ou luz, antes de abrir a porta, exija sempre a identificação dessa pessoa. Na dúvida, ligue para a empresa para a qual o agente trabalha e confirme se estava realmente programada a visita a sua residência.

Mantenha o exterior de sua casa sempre arrumado.

Pesquisas indicam que casas com grama alta e sinais de abandono e descuido atraem ladrões por estes acharem que os donos não zelam pelo imóvel. Além disso, árvores e grandes arbustos podem servir como esconderijo caso os criminosos venham a entrar na residência. Por isso mantenha a vegetação bem podada e limpa.

Certifique-se que as entradas dos porões e sótãos estão bem trancadas.

Em algumas casas, a entrada para o sótão ou porão se localizam na parte de fora da residência. Se essas entradas não estiverem bem trancadas e protegidas, se tornam um alvo fácil para o assaltante que quer invadir a residência.

Não deixe a luz acesa durante o dia.

Luzes acessas durante o dia podem gerar suspeitas de a casa está vazia. Isso porque algumas pessoas, quando vão passar um bom tempo fora de casa, acendem as luzes ainda de dia, antes de sair, para que a residência não fique totalmente escura ao anoitecer. Mas essa prática pode indicar ao assaltante de que não há ninguém em casa naquele momento, pois não é tão comum deixarmos as luzes acessas à luz do dia, não é mesmo?

Não deixe escadas ou ferramentas à vista de estranhos.
Deixar qualquer objeto ou acessório que venha a facilitar a entrada do ladrão à vista é perigoso. Isso porque uma pessoa má intencionada poderá enxergar aí uma possibilidade de assalto.

Não deixe acumular correspondências ou jornais.

Se for passar muitos dias fora de casa, peça alguém para recolher as correspondências e os jornais. Caso se acumulem, é sinal de que não há ninguém em casa.
E lembre-se, caso o pior aconteça, não reaja, não tente discutir com o assaltante nem ofereça resistência. Sua vida vale mais que qualquer coisa.
Importante: sempre faça um boletim de ocorrência caso for assaltado. Mesmo que você não recupere seus bens roubados, esses dados ajudam a polícia no mapeamento e nas estratégias de combate a criminalidade.












Você já comprou seu imovel na praia grande? Compre conosco 13 3324 2255

0 comentários, envie seu comentário:

Envie seu comentário: