Greve pode atrasar financiamento

Além das dificuldades de pagar contas e resolver assuntos internos no banco, a greve dos bancários também pode atrasar as negociações relacionadas à compra e venda de imóveis, já que os pedidos de financiamentos que ainda não foram concedidos ficam parados nas agências que aderiram à paralisação.

A grande dificuldade é que os créditos disponíveis para programas de financiamento de imóvel — como é o caso do Minha Casa, Minha Vida — têm por ordem do governo prazo para serem utilizados pelos bancos”, aponta o advogado especializado em direito imobiliário Thiago Antolini. “A questão é se o governo vai estender esses prazos, para não prejudicar o consumidor”, acrescenta.

Quem negociou a venda do imóvel sem intermédio de uma imobiliária também pode sofrer com o atraso.
“Se o pedido de financiamento estiver parado no banco, o proprietário pode vender o imóvel para outra pessoa que aparecer com o dinheiro vivo. A não ser que possíveis atrasos e imprevistos tenham sido acrescentados no contrato feito entre as partes”, completa Antolini. O problema, segundo o advogado, não atinge quem já teve o crédito aprovado.

Se o comprador ainda não entregou a documentação para participar de um programa de financiamento do imóvel, a alternativa é procurar outra agência. “Algumas não estão fechadas”, diz o advogado.
As auditorias dos imóveis, feitas pela Caixa Econômica Federal, para a concessão de crédito imobiliário não serão afetadas no caso de pedidos que já foram feitos. “Esses profissionais não deixam de trabalhar, porque esse pessoal ganha conforme os trabalhos realizados. O que pode acontecer é que não recebam ordens da Caixa por causa da greve”, diz Antolini.
Segundo a direção do banco estatal, ainda não é possível mensurar como a paralisação irá afetar o trabalho das agências, já que estas poderão ou não aderir à greve.

Na paralisação dos bancários do ano passado — que durou 15 dias, entre setembro e outubro — os financiamentos imobiliários também ficaram atrasados, mas não houve maiores problemas. “Ninguém perdeu o direito ao usar linhas de crédito e algumas agências continuaram funcionando, como agora”, diz Antolini.












Você já comprou seu imovel na praia grande? Compre conosco 13 3324 2255

0 comentários, envie seu comentário:

Envie seu comentário: