Ceia de Natal descomplicada: veja dicas para simplificar os preparativos

A ceia de Natal é um dos momentos em família mais aguardados do ano. Como tal, o evento merece ser cercado de carinho, amor e sorrisos, por isso, não há espaço para estresse e ansiedade na hora de comemorar essa data tão querida. Sabemos que preparar os pratos, a decoração da sala e as brincadeiras em família pode ser demais para o anfitrião, mas se a ceia natalina deste ano vai acontecer na sua casa, nós temos todas as dicas de que você precisa para descomplicar o processo. Veja abaixo e siga nosso passo a passo infalível.

Natal em casa

O primeiro item da lista de afazeres da ceia de Natal é garantir que a casa esteja contagiada pelo espírito natalino. Acender velas em formatos angelicais, de estrelas ou de árvores, pendurar guirlandas e organizar o presépio são tarefas imprescindíveis para deixar o lar aconchegante e em dia com a data. Um dia antes do jantar de Natal, veja se você já tem tudo o que precisa ou se vale a pena investir em mais algum artigo de decoração.

Árvore recheada

Mesmo tendo uma árvore prontinha e bem montada em casa, é simpático 'recheá-la' ainda mais com enfeites, presentes e objetos queridos pela família, antes mesmo de abrir as portas para a ceia. A decoradora Adinoela Bergamaschi Gregio usou, por exemplo, um violão ao lado da árvore de Natal da família que, neste caso, adora música. Aqui, vale o gosto de cada um. O importante é que a árvore esteja frondosa o suficiente para reunir todos ao redor dela.

Ceia sem mistério

Com a decoração da casa em dia, é chegada a hora de planejar os pratos e as sobremesas que vão ocupar a mesa natalina. Como normalmente cada núcleo familiar leva sua própria receita, a dica aqui é calcular a quantidade de pessoas e evitar pratos repetidos. Para facilitar a vida, o ideal é pensar primeiro nos clássicos que não podem faltar. Peru, chester, tender e pernil são as carnes principais. Nos acompanhamentos, arroz elaborado, farofa e saladas também são imprescindíveis. Para a sobremesa, bolos e doces de travessa são os que fazem mais sucesso. Com antecedência, defina o que cada um vai levar e comece a pensar em como vai dispor cada item em meio à decoração da mesa.

Mesa posta

Sabemos bem que a ceia deve ser a grande estrela da mesa natalina, porém decorá-la de um jeito especial dá ainda mais charme à ocasião. Além da louçaria e do suporte para travessas e pratos, lembre-se de adicionar pequenos enfeites, como porta-guardanapos, velas e outros mimos que não ocupem muito espaço. Antes de servir as delícias do jantar, recheie a mesa com petiscos natalinos, como nozes, castanhas, uvas e frutas cristalizadas que saciam o apetite enquanto o principal não vem e ainda dão um charme natural à decoração.

Amigo oculto

A troca de presentes no famoso "amigo secreto" é uma maneira irreverente de demonstrar carinho a uma turma animada de amigos e familiares, sem ter que desembolsar muito dinheiro para presentear cada um. Além disso, a atividade também funciona como uma maneira de promover brincadeiras e a socialização dos convidados, que nem sempre têm a oportunidade de estar juntos.








Você já comprou sua casa em praia grande? Compre conosco 13 3324 2255

0 comentários, envie seu comentário:

Envie seu comentário: